sábado, 8 de março de 2014

Quem tem medo do Diabo?



Foi nessa época do ano, na Europa medieval, que construiu-se o mito do Diabo, metáfora do inconsciente individual e coletivo. Esse personagem, muito cultivado nas crendices greco-romanas (faunos e sátiros) não consta nos textos originais dos Evangelhos compilados por São Jerônimo. Tudo indica que foi sendo introduzido nas traduções feitas pelos monges copistas, a mando dos seus superiores, ligados ao sistema de dominação social do feudalismo. O Livro o Nome da Rosa ilustra um aspecto dessa história.
Esse mito ainda tem força simbólica e muito influi sobre aqueles que foram educados em religiões dogmáticas, porém, para os espíritas, ele é apenas uma representação de Espíritos voltados ao mal e que, em muitos casos, assumem a  forma de seres satânicos com a intenção de causar medo e dar vazão aos seus planos de vingança e opressão de encarnados e desencarnados.   Os que se cansam dessa experiência muitas vezes se regeneram em processos educativos que antecedem a reencarnação e complementados por provas na carne, dedicando-se, por exemplo, ao amparo e regeneração de  pessoas em núcleos religiosos e assistenciais.  Alguns vão servir em estabelecimentos prisionais, onde, não raro, reencontram seus antigos comparsas a espera de sua colaboração  no esforço de um possível recomeço na vida fora do crime.  Outros adquirem créditos mais avançados e operam diretamente nas esferas da justiça, em provas mais graves e delicadas, com alto risco de  recaídas.
Numa conhecida crônica de Hilário Silva psicografada por Chico Xavier, um dirigente de centro espírita é solicitado por vários frequentadores  a invocar e doutrinar uma entidade que, encarnada, havia causado muito terror naquela comunidade em tempos remotos e ainda  provocava  temor e perturbação sobre muitos moradores. Insistindo muito na invocação, era sempre advertido pelo seu  mentor espiritual de que não deveria levar em frente tal cruzada, sendo a mesma muito arriscada e imprudente. Só mudou de opinião quando o mesmo mentor revelou realmente não ser possível a invocação dizendo:  "A tal entidade demoníaca é você mesmo, reencarnado".  

Nenhum comentário: