terça-feira, 8 de novembro de 2016

Educação emocional e prevenção do suicídio


CRIANÇAS QUE JÁ SABEM DE CERTAS COISAS e fazem perguntas pertinentes sobre temas sérios. Bate-papo com alunos do 4º ano da Escola Municipal Pe. Lucio Floro, em Santos-SP.

Nos perguntaram sobre felicidade, tristeza, bullying e muitas outras coisas.

E concluimos: "Se você tem um amigo que não quer mais viver, gruda nele que ele vai continuar vivendo".



O que se mede em milímetros...




Interessante como o aspecto moral da doutrina espírita realmente demora para ser compreendido na sua essência e incorporado ao nosso comportamento.


919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?


“Um sábio da antigüidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

a) - Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?



PRECISA DESENHAR?

O movimento espírita está passando por uma fase de perturbações, messianismo, milenarismo e misticismo, típicos das transições de século. Pode ser a fase que Allan Kardec definiu como "religiosa", que sucedeu a científica e que antecede o estabelecimento do período filosófico. O passado intefere no presente e confunde o futuro. Muita gente fascinada por pesonalidades, profecias, acontecimentos e anomalias telúricas, ufologia, sincretismos doutrinários, enfim, distúrbios que geram confusão e desvios das finalidades primordiais das intituições e sobretudo dos espíritas. Nessas horas o mais seguro é sempre a nossa raiz, nosso ponto de referência.