sábado, 7 de maio de 2016

O Espiritismo e os espíritas.

O universo da cultura espírita é muito amplo e cheio de possibilidades.

Nele cultiva-se tudo que existe e relaciona-se ao ser humano, que é a expressão mutável máxima do Cosmos e das suas leis imutáveis.

É uma filosofia autêntica e essencialmente universal, no sentido mais puro e preciso da palavra. É o Uno e o Verso e disso forma sua cosmogonia e consequentes concepções como individualidade espiritual,  a imortalidade do ser, a diversidade dos planos e das existências, a pluralidade de mundos e o intercâmbio natural ou mediação entre seres e planos.

O Espiritismo está presente como fenômeno e como visão de mundo em todos os aspectos da vida humana.  Observa e interpreta a Vida biológica indicando as leis que regulam a natureza exterior dos seres e das formas, bem como a Vida psicológica, indicando igualmente as leis morais que norteiam o comportamento e a conduta das inteligências.

Na educação, vê o ser humano como ser imortal e inteligência dinâmica, dono de si mesmo, responsável pelos seus atos, portador do livre arbítrio e construtor do seu próprio destino.

A palavra espiritismo e sua cultura não é ideologicamente restrita nem dogmática quando se trata de religião. Pelo contrário, mostra a religião como uma lei natural do comportamento humano de adoração e que, como ele, se transforma constantemente assimilando mudanças morais e interiores. O Espiritismo está historicamente presente em todas as religiões e filosofias espiritualistas.


Como ciência o espiritismo também não cultiva paradigmas exclusivos e segue  o modelo e a estrutura epistemológica do pensamento e da pesquisa científica, colocando e posicionando a doutrina e suas práticas com base nos fatos e métodos de comprovação da realidade.

O Espiritismo também não é restrito como arte e cultiva a expressão e a estética como reflexo natural na sua visão de mundo.

Diverge naturalmente das demais visões de mundo, não como ponto de sectarismo e sim como diálogo em busca de entendimento e compreensão do outro. É, portanto, uma doutrina de convergências.

Essa é a síntese das ideias, das concepções, dos valores e da ética social espírita.




Nenhum comentário: