segunda-feira, 16 de julho de 2018

Desencarnou Jacques Conchon


Desencarnou domingo (14 de Julho) no Rio de Janeiro, aos 76 anos, o nosso companheiro Jacques André Conchon. 

Jacques foi, aos 17 anos de idade, um dos fundadores do CVV- Centro de Valorização da Vida, em 1961, em São paulo. . O primeiro posto  do CVV funcionaria em 01 de março, de 1962, às 16 horas, em uma sala e um aparelho telefônico emprestado pela FEESP, na época de Edgard Armond.

Era engenheiro especialista em recursos hídricos e proprietário da Neotex, empresa de engenharia de consultoria ambiental e construção de estações de tratamento de água. Foi também fundador e dirigente da Aliança Espírita Evangélica e membro atuante da Fraternidade dos Discípulos de Jesus. 

Jacques vinha lutando contra o câncer e estava no Rio ministrando um curso de aperfeiçoamento para voluntários do CVV. 

Nós o conhecemos nos anos 70 aqui São Vicente, quando nos ajudou a implantar várias frentes de trabalhos humanitários, incluindo o posto do CVV de Santos. Era um grande entusiasta da Escola de Aprendizes do Evangelho, base educativa de trabalhares e de fundação permanente de novas casas espíritas.
ANTENADO E SERVINDO SEMPRE.

Jacques André Conchon era um ativista incansável e inquieto. Sempre esteve antenado com as mudanças que poderiam gerar sofrimento humano e também oportunidade de servir e ajudar os que não se adaptam a essas mudanças. Nesse mais de 50 anos , ele e alguns companheiros inventaram e reinventarem o CVV várias vezes quando sentia que poderíamos ampliar o nosso raio de ação. Foi assim quando liderou a expansão dos postos, criou os estágios nos plantões, implantou o role-playing para treinamento, desenvolveu os Cursos de Aperfeiçoamento, o Caminho de Renovação Contínua, enfim, todas as renovações pelas quais tivemos que passar. O mesmo aconteceu na Aliança e na FDJ ao criar as apostilas de aulas e o cursos de aperfeicoamento.

Nos últimos meses estava bem feliz por que o CVV conquistou o número 188 ( de ação nacional gratuita) e que chegamos ao posto número 100.

Agora, já bem doente e sem a sua e nossa companheira Suely, atuava nas redes sociais gravando vídeos no YouTube com a ajuda de um neto. Gravou o último vídeo a semana passada.

Nunca esqueceu a primeira instrução dada a ele pelo Comandante Edgard Armond, sugerindo num bilhete e num recorte de jornal sobre suicídio a criação do CVV :

"Para quem quer servir esta é uma ótima oportunidade".

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/morre-aos-76-um-dos-criadores-do-cvv-centro-de-prevencao-ao-suicidio.shtml

Nenhum comentário: