domingo, 19 de maio de 2019

O TAMANHO DAS EXISTÊNCIAS


Uma existência é de uma grandeza impressionante e incalculável. Tão grande que pensamos que se trata da Vida como um todo. Ela é uma pequena vida, um momento da Vida maior.

É para ela que traçamos planos e realizamos sonhos, apesar das decepções e fracassos.

É nela que conhecemos e convivemos com as pessoas que herdamos como pais, irmãos e outros parentes de sangue; que conhecemos amigos, encontramos e reencontramos inimigos, cada um existindo no seu mundo e, como nós, equacionando suas questões pessoais com seus afetos e desafetos.

A existência não é apenas o tempo cíclico que vai do nascimento até morte. Nela experimentamos um outro tempo, que não é cíclico, mas que nos lança em outra dimensão, atemporal. Isso acontece sempre nos sentimos estranhos e lembramos que o nosso EU vai além da hereditariedade, da personalidade e da identidade social que portamos. Somos únicos, como todos que estão ao nosso redor e nós ao redor deles.

A existência, longa ou curta, é sempre grandiosa e suficiente para realizar muitas coisas. Portanto, o tempo é o que menos conta na sua trajetória. O que conta mesmo é como experimentamos as coisas que acontecem ou que deixaram de acontecer. O que conta não é tempo de duração das coisas e sim o tempo da transformação delas

Nenhum comentário: