terça-feira, 25 de maio de 2010

As mulheres e o Evangelho


Reparando bem as imagens sobre as Escolas de Aprendizes do Evangelho, publicadas na postagem sobre os 60 anos da instituição educativa, elas revelam um detalhe que sempre nos chama atenção: a presença numerosa e em maioria das mulheres como membros das turmas e, consequentemente, de formandos e ingressantes na FDJ.

Não é uma simples coincidência.

Pode haver também uma causa social para explicar essa maioria feminina, mas cremos que ela é também decorrente da causa principal que torna o sexo feminino mais interessado, presente e envolvido nesse tipo de atividade, sobretudo nas ações práticas.

Curioso lembrar que nas experiências do cristianismo primitivo as mulheres também eram maioria porque tal proposta atraia sempre mais as pessoas despojadas de preconceitos típicos das sociedades ainda muito influenciadas pelo força e pela brutalidade.

A inteligência moral feminina é claramente um fator de vantagem sobre o sexo masculino nessas questões do comportamento emocional exatamente porque esse sempre aprendeu socialmente a fazer coisas que o sexo masculino possui grande dificuldade de resolução. Por exemplo: dar um ou dois passos atrás em momentos tensos e perigosos, recuar, desarmar, se humilhar, inclusive visando avançar o dobro de passos nas situações mais propícias. Isso geralmente não é do feitio masculino.

As concessões da razão são gestos admiráveis e convenientes. Porém, as concessões do coração, como nos ensina Lázaro, no Evangelho dos Espíritos, é sempre um gesto grandioso e de ampla repercussão moral.

É claro que nas experiências das escolas iniciáticas, como é o caso da Escola de Aprendizes do Evangelho, muitos homens vencem essas barreiras morais e também muitas mulheres abandonam a lida, aguardando o momento oportuno de amadurecimento.

Mas, ainda assim, elas são maioria. Talvez porque as mulheres sempre estão mais próximas das crianças e com elas aprendem a manter a mente aberta para aprender coisas novas, a disposição para servir desinteressadamente e o coração limpo para suportar as provas mais difíceis e dolorosas.

Nenhum comentário: