terça-feira, 22 de junho de 2010

Dúvidas?


O advento do Espiritismo foi anunciado com todas as características dos grandes eventos proféticos, não somente no aspecto religioso, mas sobretudo no sentido mais amplo, ou histórico. É talvez muito mais nesse sentido que Allan Kardec e os Espíritos Superiores tenham utilizado com tanta ênfase a expressão “ Os tempos são chegados”.

Observando pela ótica da grande duração temporal, a humanidade já passou por três grandes ordens ou tendências: à primeira ordem poderíamos chamar de Construção e Ilusão da Antiguidade, marcada pela transição entre a pré-história e a civilização, na qual a mente humana adquire o sentido vertical, um olhar para o tempo futuro e passa a idealizar pelos mecanismos utópicos as suas perspectivas e expectativas.

A segunda ordem poderíamos denominar como a desconstrução e desilusão da Modernidade, período do surgimento, desenvolvimento e crises sucessivas do capitalismo (mercantil, industrial e financeiro).

E finalmente a terceira ordem, que é a reconstrução e reflexão da pós-modernidade, período que agora começa a ser delineado pelos fenômenos da globalização do capital, da explosão das tecnologias digitais de informação e da revolução biogenética.

São realmente tempos cada vez mais incertos, com total ausência da estabilidade, solidez e durabilidade das coisas.

Nenhum comentário: