segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estudantes de escola rural do Ceará dizem ver e conversar com espírito

Globo.com - Atualizado em 14/06/2010 14h02 - Foto : Dário do Nordeste. Clique na imagem, a acesse o vídeo do Jornal Hoje


Um fenômeno espiritual ou um surto psicótico?

Os estudantes de uma escola do Ceará dizem que viram o espírito de um ex-aluno e que até conversaram com ele.

Os jovens, que são de turmas diferentes, entraram numa espécie de transe coletivo e foram socorridos na emergência de um hospital.

O comportamento assusta. As cenas foram registradas numa escola rural em Itatira, interior do Ceará. Desde o começo do mês, estudantes de 12 a 19 anos dizem que entram em transe durante as aulas. Elas se debatem, desmaiam e dizem que acabaram de ver o espírito de um ex-aluno que morreu há sete anos.

“É moreno, alto, a calça dele é azul. Ele fala com a gente. Dá uma dor de cabeça bem forte, daí a gente vê um bocado de colegas caindo, a gente se sente pesada e desmaia”, conta Beatriz da Silva Nascimento, estudante.

Após os episódios, as estudantes foram levadas para a emergência de um hospital. Em um dia 25 alunas foram atendidas. “Chegaram com um quadro de histeria, basicamente, gritando, se debatendo, exibindo um grau de agressividade”, revela o médico Pedro Thiago da Frota.

Alunos e professores se recusam a voltar para a escola e as aulas foram suspensas.

O padre, que também é parapsicólogo, fez uma palestra para explicar aos alunos o que vem acontecendo. Para ele o fenômeno nada mais é do que uma histeria coletiva. “De repente uma surtou. Quando uma surta, isso contagia as outras garotas. O que se passou com estas sete jovens que eu tive acompanhando pessoalmente foi nada mais do que um fenômeno emocional”, garante Hélio Correia de Freitas.

A histeria coletiva tem uma explicação científica. “Estes fenômenos acontecem em contextos onde tem muita tensão, muita preocupação, muito sentimento não-verbalizado. Aquilo que é crença, já em um estado de tensão muito forte, ela incorpora aquilo e ela faz parte da história, ela se inclui na história”, explica Adalberto Barreto, psiquiatra.

Nosso comentário:

A história se repete ou aquilo que não foi resolvido retorna em circunstâncias muitos semelhantes?

Outro detalhe curioso da história: o clero local (religioso e profissional) parece já ter se apropriado do fato e das interpretações dessa estranha realidade, não para os espíritas é claro. Estas assumem um discurso pseud0-científico autorizado, bem ao caráter de "autoridade oficial estabelecida".

Quando interessa ao dogmatismo das igrejas, trata-se de milagre; quando não interessa, é histeria coletiva, já que o velho argumento demoníaco está cada vez mais desgastado.

Curioso observar que as meninas são mais vulneráveis ao fenômeno. Seria apenas vulnerabilidade emocional ?


PS.

É interessante recordar que, sempre que esse tipo de fenômeno ocorre, atingindo grande número de pessoas com mediunidade tarefa, é possível que seja um sinal precursor de que o Plano Espiritual está preparando algo mais abrangente para o futuro. Como sempre, a tradição religiosa e o conservadorismo dos "sábios" , agem como inimigos e tentam de todas as formas esconder e abortar a Verdade. Mas história ensina também que todo esse esforço é inútil, pois trata-se de uma Vontade Maior, maior que a vaidade e os interesses do homens.

Nenhum comentário: