segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um olhar do Paraíso

As reencarnações completivas ainda são desconhecidas por um grande quantidade de pessoas , incluindo muitos espíritas. Elas ocorrem quando o espírito precisa completar o tempo interrompido em outra existência, por inúmeras circunstâncias, situação que gera um desequilíbrio que só pode ser equacionado no plano carnal, sobretudo quando há outros envolvidos nos processos de reajuste. É dessa forma que o espiritismo explica o desencarne traumático e prematuro de crianças, onde os pais também são protagonistas da trama existencial reeducativa. É também o que narra o impressionante filme do diretor Peter Jackson.


Um Olhar do Paraíso apela para a simbologia teológica tradicional e do imaginário popular, porém revela importantes verdades da vida espiritual e sua relação com o mundo dos "mortais". A criança assassinada narra seu próprio drama, a trajetória de seu assassino e também de outras vítimas do seu algoz, animalizado e doente, que se torna mero instrumento das leis de reajuste. Apesar das cenas mais impressionantes do que propriamente chocantes, trata-se de uma ótima oportunidade para discutir a morte e o destino, sobretudo com adolescentes. Minha filha viu e ficou assustada, mas foi resolvendo esse medo inicial com uma série de perguntas sobre quase todas as coisas que intrigam no filme. E são muitas: as características mentais do mundo dos espíritos, os mundos transitórios, a comunicação entre encarnados e desencarnados, a mediunidade de auxílio, resgates, fugas, recusa de compromissos, disciplina e perturbação emocional, enfim, uma trama onde a imortalidade ofusca a tragédia humana e assume um tom poético de paz e esperança.


Título original: (The Lovely Bones) Lançamento: 2009 (Nova Zelândia, Reino Unido, EUA) Direção: Peter Jackson Atores: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon.

Nenhum comentário: