sexta-feira, 25 de julho de 2014

Passes magnéticos padronizados



São Paulo, 1975, o Comandante Edgard Armond (foto extraída de um vídeo gravado por Jacques Conchon) explica à um  jovem médico e pesquisador os principais movimentos dos passes magnéticos padronizados “Pasteur”. A instrução fazia parte da transposição dessa pesquisa de Armond para um módulo do Curso de Médiuns da Aliança Espírita Evangélica. 

Os passes padronizados foram criados na década de 1940 na Federação Espírita de São Paulo, quando Edgard Armond elaborou um plano de ampliação de atendimento e educação doutrinária em massa na Capital paulista. O projeto tinha como fundamento a Assistência Espiritual por meio de passes e encaminhamento dos atendidos para a Escola de Aprendizes do Evangelho, onde ocorria a preparação e seleção de futuros voluntários da casa.

Para atender o crescente e enorme público que acorria à sede da FEESP, era necessário padronizar e agilizar o atendimento por meio de um método prático, de  fácil entendimento e aplicação. Armond explicou que a ideia foi desenvolvida em conjunto com o grupo de espíritos que atuavam no campo de curas, sendo o Espírito Pasteur uns dos principais colaboradores com conhecimentos de higienização mental e magnetismo, daí nome dados aos passes em homenagem ao grande cientista francês.   Essa experiência, descrita no livro Passes e Radiações (Editora Aliança), provocou na época uma reação negativa entre alguns confrades inseguros e conservadores que, desconhecendo os mecanismos e processos desenvolvidos na pesquisa e na sistematização, lamentavelmente confundiam os mesmos com rituais e práticas exóticas. Mesmo assim, os passes padronizados foram aplicados com grande êxito e serviram como base da expansão dos centros espíritas da Aliança Espírita Evangélica nas décadas de 1970 e 1980.

Juntamente com os passes, a Aliança aplicava no Curso de Médiuns conhecimentos de psiquismo e cromoterapia (por mentalização). Atualmente este método, bem mais simplificado e eficiente, continua em funcionamento em dezenas de grupos da Aliança, no Brasil e no exterior, bem como na FEESP.

Nenhum comentário: