domingo, 1 de março de 2009

Deus e o ônibus na Europa

Propaganda ateísta: "Provavelmente Deus não existe. Pare de se preocupar e aproveite a vida."


Deus continua em moda, seja entre os crentes, seja entre os ateus.

O problema é que os crentes costumam dar umas escorregadas em sua fé e os ateus, por sua vez, não conseguem esconder seu vivo interesse pelo Criador. Deus deve olhar pra eles e resmungar: Criaturas...

Para os espíritas, Deus não é alguém, pessoa específica, mas não aceitamos que seja alguma coisa que ainda está fora do nosso alcance, exceto pelas orações. Allan Kardec abre o livro dos Espíritos colocando os mesmos na parede ( ou no muro do Universo) e pergunta: “ O que é Deus? ” Se o Espírito que respondeu essa questão fosse o Moisés que conhecemos da Bíblia, ele diria: “ Mas que atrevimento, não sabem quem são eles mesmos e querem saber quem é Deus”.

Mas a pergunta não foi “Quem é”, e sim “O que é”. Então Moisés cederia a vez para o Espíritos Sócrates, Platão, Fénelon ou Franklin, que responderiam mais ou menos assim: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”.
Como todos sabem, depois desse rápido diálogo inicial a conversa entre Kardec e os Espíritos foi longe, terminando essa primeira etapa com a pergunta 1018, sobre a metáfora do Reino de Deus. Começa com Deus e termina com Deus. A pergunta final foi respondida por São Luis que, ao lado de Santo Agostinho, vinham tratando das questões morais geradas pelas incômodas dúvidas de Kardec. Essa primeira etapa, como também todos sabem, resultou nas dissertações e pesquisas compiladas nos livros complementares, publicados por Kardec nas duas primeiras décadas da segunda metade do século XIX. Disso tudo surgiu o Espiritismo, os centros espíritas e os principalmente os espíritas...
Essa visão impessoal de Kardec - e também dos Espíritos sobre Deus - até que nos deixa tranqüilos quanto aos ataques materialistas, porém não diminui a nossa dúvida. Pelo contrário, queremos saber mais sobre Deus e sobre as coisas. Foi exatamente por isso que buscamos os Espíritos. Se os homens e as religiões não nos davam respostas, apelamos para a própria Natureza.

Sócrates tinha razão sobre a natureza do saber.

Nenhum comentário: