sábado, 5 de junho de 2010

Ai, que preguiça!


Mário na rede, por Lasar Segall


Preguiça de levantar cedo, preguiça de escovar os dentes, preguiça de trabalhar, preguiça de trocar de roupa, preguiça de tomar banho, preguiça de se enxugar, preguiça de se arrumar, preguiça de se vestir bem, preguiça de ir à escola, preguiça de assistir aula, preguiça de ler, preguiça de escrever, preguiça de estudar , preguiça de limpar a casa, preguiça de fazer comida, preguiça de arrumar a cozinha, preguiça de lavar roupa, de lavar o banheiro, então, nem pensar... Preguiça de pagar as contas, preguiça de ir, preguiça de voltar. E na hora de dormir, preguiça até de rezar...

Ai, que preguiça!

Se toda ruindade do mundo fosse a preguiça o mundo não estaria tão ruim como está.

É que a preguiça a gente enfrenta com um arrepio e espanta com uma espreguiçada, que é a melhor maneira de começar a fazer o que deve ser feito. Por isso, preguiça não é defeito. É, na linguagem religiosa, um pecado que pode ser purgado. É, no máximo, um vício. E o vício é mais fácil ser abandonado, assim como foi fácil ser adquirido. Já o defeito, que é uma marca moral herdada do passado e encravada no caráter, é mais difícil de ser mudado. Os defeitos são carregados de sentimentos muito profundos, recalcados.

Vovó sempre dizia: “Todo preguiçoso é nervoso”. Por isso, pior do que ser preguiçoso é ser ruim e maldoso. Quem assim fica perde o alegre sorriso da malícia (maldade espontânea, sem graves consequências) e torna-se irônico (maldade planejada, criada para magoar e ferir). Aí, então, a preguiça também vira mau hábito e porta escancarada para os defeitos: a inveja, a despeita, a negatividade, a agressividade e a defensiva, a arrogância, enfim a má educação e o mau exemplo.

Já reparou que gente com preguiça não é tão desagradável como gente antipática e mal educada.

Ai, que coisa ruim !

Dizem que a maioria dos brasileiros carrega a preguiça no sangue e no hábito, mas esses mesmos brasileiros são pessoas de uma gentileza surpreendente e de uma cordialidade que impressiona e abala os corações mais frios e os temperamentos mais sisudos.

É certo que a preguiça não é uma virtude, nem deve ser motivo de apologia. Para quem tem preguiça de consultar o dicionário, quer dizer que não se deve fazer propaganda desse mau hábito.

Mas sobre a maldade, é bem melhor a gente mudar de assunto.

Ai,
que mau gosto!

Um comentário:

Jo Amorim disse...

Adorei, que bela maneira de descrever a preguiça. Eu que estou aqui procurando uma maneira de espantar a preguiça, achei mais um motivo pra continuar sentada e ler um pouquinho.