segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Constantes na inconstância


“Ama e trabalha. Trabalha e serve. Perante o bem quase sempre temos sido somente constantes na inconstância e fiéis à infidelidade, esquecidos de que tudo se transforma, com exceção da necessidade de se transformar” – Militão Pacheco


Uma colega que trabalhou algum tempo como assessora numa entidade espírita , enviou-nos um e-mail externando sua decepção com os companheiros de ideal. Num trecho da carta eletrônica – o qual achamos muito significativo - ela nos disse :

“ A exemplo de Canuto Abreu também me afastei completamente do Movimento Espírita e hoje trabalho apenas como profissional”. Ela se referia à matéria publicada neste blog sobre as antigas divergências entre Canuto e Herculano e mais adiante solicitou:

“Há pouco eu conheci seu blog e gostaria de lhe perguntar: você conhece algum familiar de Canuto Abreu? Eu gostaria muito de conhecê-los”.

E respondemos:

“Grato pelo seu contato e pelo incentivo a respeito do blog. Não tenho notícias dos parentes do Dr. Canuto. Tudo que sei foi obtido de pessoas que conviveram com ele em diferentes épocas da sua militância. A última delas foi o Dr. Paulo Toledo Machado, do Museu Espírita de São Paulo. Segundo esse antigo militante, o Espírito Canuto Abreu é muito ligado ao museu e trabalha intensamente para que haja uma difusão da cultura histórica e da memória do Espiritismo. Creio que ele não está mais magoado e hoje talvez reconheça , como muitos outros “combatentes”, que agiu mais por fraqueza emocional do que por convicção ideológica. Fico muito contente que , embora afastada do esquema "oficial", você ainda mantém a mesma disposição para continuar o trabalho por outros caminhos. Embora não pareça, estamos mais envolvidos no movimento (o Verdadeiro, espiritualmente falando) do que você imagina. Tente lembrar-se do que acontece durante as suas noites de sono e você vai perceber o quanto estamos atuando e antenados em tudo o que acontece.

Um grande abraço e mande notícias!

Nenhum comentário: