sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Castelo do Espírito. Quo vadis?

Turistas em busca do Castelo Hasdeu: quem são eles, de onde vieram, para onde querem ir?
Este é o Castelo Hasdeu, também conhecido como Castelo do Espírito, famoso ponto turístico da cidade de Campina, a 96 quilômetros de Bucareste, na Romênia. O edifício foi construído pelo filósofo e historiador Bogdan Petriceicu Hasdeu em homenagem póstuma à filha Julia Hasdeu, morta em 1888. Detalhe: toda a construção foi realizada a partir de desenhos descritivos transmitidos por via mediúnica pela própria Julia.
Para o turista comum, de olhar e curiosidade mediana, trata-se apenas de um capricho sentimental de um pai atormentado pela perda do ente querido. Para o observador mais atento surgem inúmeras dúvidas sobre o verdadeiro significado dessa obra. Que intenção teria o Espírito ao inspirar essa construção? Seria uma réplica de onde estaria residindo Julia no mundo espiritual? Que função teria o edifício: um simples mausoléu, uma moradia particular ou centro cultural para difusão de verdades espirituais? Quem frequentava as reuniões que ali se realizavam? Que médiuns trabalharam nessas sessões? Que expectativas tinham essas pessoas? Que espíritos se comunicaram e que tipo de mensagens foram recebidas? Elas previam o que aconteceria com a Romênia e a Eupora nos dias futuros? Onde foram parar os registros dessas comunicações? Afinal, Julia e o pai teriam conhecido o Espiritismo durante sua estadia em em Paris? Os turistas que atualmente visitam o museu o fazem por simples curiosidade ou buscam algo mais que a nossa vã filosfia terrena não pode oferecer?
Como informam diversos textos na internet, o castelo Hasdeu, concluído em 1896, sofreu sérios danos na passagem das duas guerras mundiais e também no grande terremoto de 1977. Nessa época já havia sido listado como patrimônio histórico nacional e funcionava como Museu Memorial, por iniciativa do historiador e professor Nicolae Simache. É o 25º ponto turístico mais visitado da Romênia, embora sua restauração não esteja concluída. As preocupações e práticas espíritas de B.P. Hasdeu ocupam um lugar importante no conjunto da exposição permanente do museu.
A Romênia, uma das herdeiras do Império Bizantino (Império Romano do Oriente), é uma das mais antigas nações da Europa oriental e ficou famosa no Ocidente por ser a região de origem do Conde Drácula, cujo mito do vampirismo até hoje fascina os fãs de histórias de terror. É também o país de Mircea Eliade, um dos maiores estudiosos de mito e religião, radicado nos EUA. Mircea chamava B.P. Hasdeu de "gênio" , mas nunca aceitou as incursões do seu mestre no esoterismo e nas práticas espíritas. Sua famosa frase sobre a "crença" no espiritismo provavelmente seja um reflexo dessa rejeição. Parte integrante do bloco socialista durante a Guerra Fria, a Romênia também amargou - como todas as outras nações do Pacto de Varsóvia - uma longa e intensa repressão política e espiritual. Agora, no renascimento e na volta às suas raízes e tradições, provavelmente estejam presentes o resgate das práticas espíritas e a busca de um novo sentido filosófico para tantas almas que lá continuam indo e vindo na rodas das existências.

Reunião espírita no Castelo de Campina, Romênia.

Arquitetura gótica com traços orientais é marcante no castelo

Detalhe do "Olho de Deus" no portal do edifício: influência iluminista da franco-maçonaria

Nenhum comentário: