sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jovens em busca de novas emoções: medo, curiosidade ou interesse pelo desconhecido?

Crianças em visita ao Castelo do Espírito: o que se passa no coração e na mente delas ?


O filósofo e historiador romeno B.P. Hasdeu


Julia Hasdeu ( 1869 - 1888) foi uma criança superdotada. Na idade 2 anos e meio já sabia um pouco de francês e alemão e concluiu em poucos anos a graduação primária, quando ingressou Conservatório de Música de Bucareste. Desde muito jovem escreveu poemas e prosa, ensinou as línguas estrangeiras e estudou piano e canto. Ela foi a primeira mulher romena a frequentar Universidade da Sorbonne em Paris, onde obteve o bacharelado em letras, seguido pelos cursos da École des Hautes Études em Paris.

No início 1888, a saúde da poetisa é marcada pelos primeiros sinais da tuberculose. Desesperado em busca da cura, o pai fará uma louca corrida no sul da França, Itália e Suíça. Todas as suas tentativas são inúteis. No verão do 1888, Hasdeu traz sua filha de volta á Romênia. Após um breve período de tratamento Julia Hasdeu é transportada ao Mosteiro de Agapia. Julia morreu com a idade de 18 anos. O poeta Sully Prudhomme escreveu sobre ela: "Miss Hasdeu fez no nosso país - a França - a maior honra do seu país – a Romênia!"

Por iniciativa da embaixada romena, em frente a casa localizada 27, rue Saint-Sulpice, Paris IV, foi fixada placa na qual se assinala que ali vivia Julia Hasdeu, poeta romena de expressão francesa. A placa foi revelada em 20 de Dezembro de 1993.

Tradução livre a partir de textos encontrados na internet.

Nenhum comentário: