terça-feira, 12 de maio de 2009

Um foto e uma bela história de 96 anos


Esta foto esteve disponível na internet por algum tempo e depois deu uma "sumida" de cinco ou seis anos. Revendo os nossos já antigos arquivos digitais, encontramos uma cópia da mesma num slide de uma das nossas aulas sobre a História do Espiritismo. Não sabemos qual é a fonte original, mas jamais esquecemos o quanto ela representa para todos os espíritas que lutam para manter em dia as suas difíceis tarefas de assistência e difusão doutrinária. Para ilustrá-la buscamos dois trechos muito significativos da biografia de Eurípedes, escrita pela sua ex-aluna Corina Novelino. São dois relatos que revelam um momento muito difícil e outro de reconhecimento público do trabalho pioneiro do Apóstolo de Sacramento. No primeiro plano da foto, sentado, Eurípedes é o segundo da esquerda para a direita.


O INSPETOR


“Visitei hoje o Colégio Allan Kardec, dirigido pelo competente e dedicado Professor, Sr. Eurípedes Barsanulfo, encontrando presentes às lições do dia 94 alunos dos 113 atualmente matriculados. Acompanhei os trabalhos e pude verificar que o método de ensino adotado é racional e que os alunos vão assimilando bem todas as matérias lecionadas neste colégio, que se impõe no conceito público desta cidade, não só pela boa disciplina, mas também pela dedicação desinteressada do seu diretor e de seus dignos auxiliares, aos quais deixo consignados os meus aplausos pelos bons resultados que vão colhendo, e meus agradecimentos pelo modo gentil com que me receberam no seu estabelecimento de ensino”.

Termo de Visita de Ernesto de Mello Brandão, Inspetor Regional de Ensino. Sacramento, 29 de abril de 1913.



O MENTOR


“Abandone, sem pesar e sem mágoa, o seu cargo na Congregação. Convido-o a criar outra instituição, cuja base será o Cristo e cujo diretor espiritual serei eu e você o comandante material. Afaste-se de vez da Igreja. Quando você ouvir o espoucar dos fogos, o repicar dos sinos ou o som das músicas sacras não se sinta magoado, nem saudoso, porque o Senhor nos oferece um campo mais amplo de serviço e nos conclama à ação dinamizadora do Amor. Meu filho, as portas de Sacramento vão fechar-se para você. Os amigos afastar-se-ão. A própria família revoltar-se-á. Mas, não se importe. Proclame sempre a Verdade. Porque, a partir desta hora, as responsabilidades de seu Espírito se ampliaram ilimitadamente. Você atravessará a rua da amargura, com os amigos a ridicularizarem uma atitude que não podem compreender.”

Mensagem do Espírito São Vicente de Paulo para Eurípedes

In “Eurípedes, o homem e a missão”. Corina Novelino. IDE

Nenhum comentário: