segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Espiritismo em época de revolução


O documentarista Edelso da Silva Jr, autor de um já conhecido vídeo sobre o mesmo tema, publica agora em livro uma biografia inédita de Edgard Armond, o célebre dirigente da Federação Espírita do Estado de São Paulo entre as décadas de 1940 e 1960. O livro está quase chegando nas distribuidoras e, portanto, brevemente estará nas livrarias. É uma obra de fôlego, bem documentada e com informações inéditas sobre um dos períodos mais férteis e revolucionários do movimento espírita. São 528 páginas que mostram os múltiplos aspectos da trajetória do Comandante, tocando em todos os assuntos pelos quais ele ficou conhecido no meio espírita e nas suas atividades profissionais: revolucionário, educador, instrutor, aglutinador, unificador, polêmico, orientalista, iniciado, mestre-maçôm, empreendedor, rigoroso e principalmente disciplinador.

Lemos o texto antes da formatação em livro, mas na época não tivemos acesso ao conteúdo ilustrativo, que sabemos ser farto, pois Edelso faz uma narrativa típica da sua profissão: escreve como se estivesse ao mesmo tempo expondo suas teses e mostrando muitas imagens ao leitor. Outro detalhe: muito da sua pesquisa de longos anos foi orientada pelo amigo pessoal e historiador Eduardo Carvalho Monteiro . O trabalho é muito curioso e fascinante para os amantes da história e também empolgante para quem conhece a importância de Armond na história do Espiritismo.

A publicação ficou a cargo da Editora Radhu, casa editorial paulistana que tornou-se conhecida por levar ao público as obras da médium e escritora Marilusa Moreira Vasconcelos, autora de “Confidências de um Inconfidente”.


Edelso da Silva Junior, produtor de vídeo, nasceu em berço espiritualista. Seus pais eram umbandistas, doutrina que freqüentou até os 15 anos. Conheceu o Espiritismo em 1985 através do Grupo Socorrista Itaporã, no bairro do Tatuapé em São Paulo fazendo parte da Mocidade Espírita. Em 1992 passou a trabalhar no Grupo Espírita “Apóstolo Matheus”, zona Leste da capital paulista, casa que adota os programas da Aliança Espírita Evangélica. É fundador do Grupo Espírita “Os Inconfidentes” no Jd. Rodolfo Pirani em São Paulo, casa que milita atualmente. É estudioso do espiritualismo em geral, palestrante espírita e dirigente de Cursos de Educação Mediúnica e Escolas de Aprendizes do Evangelho. Trabalhou na área de Divulgação Doutrinária da Aliança Espírita Evangélica, compondo a primeira equipe do programa “É Hora de Aliança”, na Rádio Boa Nova de Guarulhos. Em 2004, a convite de Eduardo Carvalho Monteiro, entrou para a maçonaria, sendo iniciado na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Amphora Lucis” em São Paulo/SP. Dirigiu e produziu o documentário “A Influência de Edgard Armond no Movimento Espírita”, lançado em 2004.

Nenhum comentário: