sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mensagens e transformações

Com qual personalidade dos Sete Anões nós nos identificamos?

Tempos atrás fomos convidados a ministrar um curso para os voluntários de uma grande instituição humanitária brasileira. Tivemos que transformar uma palestra que normalmente apresentávamos entre 50 e 60 minutos numa jornada de 13 horas, num fim-de-semana intensivo. Aceitamos o desafio de um amigo que nos fez a proposta e imediatamente o convidamos para formarmos uma dupla na exposição dos temas. O evento seria realizado num hotel da região do ABC , um retiro na Serra do Mar bastante conhecido dos paulistanos. Um dia antes do evento fizemos os últimos ajustes no conteúdo e na dinâmica do curso, estimulados por algumas idéias que foram surgindo durante a semana e principalmente por causa de um sonho-desdobramento ocorrido na noite anterior. Da paisagem bucólica e do encontro com entidades amigas restou apenas uma imagem marcante: a dos Sete Anões do desenho de Disney , logo inserida como abertura de um dos blocos mais importantes e estratégicos do curso.
Instalados no hotel, fomos avisados que o curso seria realizado num pavilhão de eventos, num recinto deslocado há uns cem metros do prédio principal. Na manhã seguinte finalmente demos início ao curso, cujo tema escolhido foi “O Sétimo Homem”, baseado na idéia de evolução e transformação mental dos protótipos antropológicos históricos. Terminada a primeira parte da jornada e retornando para o almoço numa conversa animada, fomos tomados por uma intensa sensação de que já havíamos feito aquele trajeto. E logo passamos a reconhecer o local que, fisicamente, nunca havíamos estado antes. Nesse instante, uma outra surpresa: olhamos para o lado direito do caminho e vimos em meio às plantas ornamentais aquelas conhecidas peças de jardim representando a Branca de Neve e todos os sete anões. Não era apenas impressão, mas certamente estivemos ali – em outra dimensão - nos dias que antecederam o evento e participamos do planejamento e organização daquele encontro.
Uma das nossas dinâmicas consistia em entrevistar os participantes de outros cursos sobre o que eles pensavam sobre a idéia de transformação de pessoal e quais as experiências que tinham do assunto. Um das perguntas era “Com qual dos sete anões você mais se identifica?”
Resumindo a história, o curso foi um sucesso e foi realizado durante quatro anos consecutivos em vários outros eventos, incluindo dois na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: