sábado, 12 de setembro de 2009

Consolador em todos os aspectos

Camille Flammarion: astronomia como portal do Espiritismo e uma nova visão de mundo.


Herdeiro histórico legítimo das filosofias humanistas antigas e também das tradições religiosas monoteístas, o Espiritismo tem a consolação como marca principal da sua essência doutrinária. Consola através de respostas todas as carências humanas contidas nos pensamentos, nas ações e nos sentimentos.

A grande maioria das pessoas que buscam o Espiritismo está em situação de crise moral, experimentando angústias e anseios que só podem ser amainados através do esclarecimento sobre os limites da natureza humana mortal e as possibilidades do espírito imortal. Quem está satisfeito com o mundo e consigo mesmo, geralmente não se interessa , nem precisa de consolo. Quem não tem dúvidas nem preocupações, também não carece e nem se interessa por filosofia. Com exceção daqueles que estão em crise ou se preocupam com as dúvidas e sofrimentos dos outros, todos os demais seguem a rotina de suas vidas, sem dar atenção para esses problemas do ser, da dor e do destino.

Para uns poucos, as informações científicas do Espiritismo são satisfatórias. Para outros tantos, só tem sentido as especulações intelectuais e respostas filosóficas. Mas, para a grande maioria, que tende a crescer cada vez mais, só tem cabimento em suas experiências pessoais as verdades que lhes amenizem o sofrimento, que acalmem seus impulsos, que diminuam suas revoltas, que ampliem um pouco seus horizontes e, finalmente, que lhes dêem a esperança de sonhar com um mundo melhor e mais justo.

Que importa se essa busca tenha ênfase sentimental ou emotiva? Que importa se o consolo tem sentido religioso, místico e até desperte expectativas supersticiosas? Que diferença faz se a procura ocorre no terreno da experimentação científica ou na especulação filosófica ?

O importante é que a Doutrina Espírita contempla todas essas dimensões da natureza humana, cuja existência física tem sido marcada pela dureza inexorável das provas e das expiações. Consola e esclarece porque sempre ressalta a imortalidade como fato, o livre arbítrio como ferramenta evolutiva, a lei de ação e reação como justiça Divina , a reencarnação como lei natural; e principalmente o constante sentido da transformação e do progresso do Espírito.

Nenhum comentário: