terça-feira, 6 de maio de 2014

Evangelhofobia ou anti-adoração

Transtorno comportamental adquirido por efeito de imposição social das religiões dogmáticas ou de perseguições cruéis da Inquisição.  Muitos judeus e antigos livres pensadores geralmente sofrem disso e sentem um mal estar só ouvirem falar do nome de Jesus, pois foram os mais "judiados" pelos fanáticos cristãos durante a Idade Média. O "crê ou morre" dos jesuitas e do Santo Ofício também deixou marcas profundas nesses espíritos.

Muitos evangelhofóbicos permaneceram divorciados da fé por muitos e muitos anos e no século XIX viram a possibilidade de rever seus conceitos e sentimentos de forte rejeição da espiritualidade com o advento do Espiristismo, doutrina que abraçaram sob a aparência da curiosidade, mas intimamente com o sabor da esperança de estabelecer um possível vínculo com a Lei de Adoração.  Já nos primeiros tempos do Espiritismo, quando percebiam que a doutrina também atraía os segmentos da cristandade, por identificação de principios morais  e raízes históricas, reagiam de forma racional-fundamentalista tentando proteger, talvez, a última gota de fé que lhe restaram no mundo íntimo, depois de tantos sofrimentos, humilhações e injustiças. Ferida aberta que vai demorar para ser cicatrizada. Em algumas situações eles identificam, inconscientemente, no movimento espírita, alguns dos seus antigos algozes, hoje ocupando posições de destaque nas instituições e na cultura espírita. Aí a coisa pega.

Ps. Nem todos os casos de fobia ao Evangelho e à Lei de Adoração são traumas, mas imitação e identificação intelectual e defensiva com verdadeiros e históricos Espíritos traumatizados.

Um comentário:

Soraia disse...

Me desculpe a "ignorância" masssss, não seriam os médiuns os mais perseguidos na idade Média? Pessoas que viam, ouviam espíritos que eram tachados de "bruxos"?
Eu sinceramente não sabia disso sobre os judeus.
Quanto a evangelhofobia, hoje em dia o que vejo é a molecada seguidora da esquerda (comunistas, socialistas) em geral que tem verdadeira AVERSÃO a religiões (salvo exceção do Islamismo, claro não querem ser linchados).
Existem muitos textos, sites, blogueiros que pregam o ateísmo, que ridicularizam Jesus e seus seguidores.
Acho que devemos ser mais realistas com a situação ATUAL e deixar pra la o passado.