domingo, 24 de fevereiro de 2008

Nova Era Geológica



Nova Era Geológica

O Prêmio Nobel de Química, Paul J. Crutzen, está propondo a denominação “Antropoceno” para definir uma nova era geológica planetária. A idéia têm o apoio de diversos membros de sociedades e publicações científicas especializadas. O novo período será o oitavo de uma sequência sete longas transformações ocorridas na história natural do planeta e marca, sobretudo, a intervenção humana nesse processo. Pesou nessa nova definição as profundas alterações ambientais causadas pela ação humana nos dois séculos da Revolução Industrial.

Esse reconhecimento reforça direta ou indiretamente antigas teorias sobre a evolução humana e a idéia de que o planeta é um organismo vivo (hipótese gaia) e possui a sua “anima mundi”.

Entre os antropólogos culturalistas o advento da espécie humana é ponto-chave para entender e explicar esses aspectos endógenos e exógenos do planeta , bem como sua relação com o Universo. Entre os religiosos destacou-se na década de 1950 o jesuíta Pierre Teilhard Chardin, cuja teoria do Homem Cósmico ainda é fortemente hostilizada pela Igreja criacionista.

Para os espíritas a idéia vem de encontro com a doutrina da pluralidade e categorias de mundos, bem como das leis universais proposta em O Livro dos Espíritos, publicado por Allan Kardec em 1857.

Sobre o aspecto antropológico específico, J. Herculano Pires, no famoso artigo sobre Chico Xavier (O Homem Futuro*), publicado em 1973 na revista Planeta, aponta o aparecimento de protótipos históricos, modelos humanos precursores que em diferentes épocas marcaram sua presença no planeta através de importantes revoluções científicas e morais: do Homem Biológico da pré-História ao Homem Psicológico do 3º Milênio. No artigo, Herculano definiu Chico Xavier como um autêntico protótipo do Homem-Psicológico.

Nessa perspectiva , ao nosso ver, Allan Kardec seria um legítimo protótipo do Homem Positivo em transição para o Homem Psicológico, fenômeno que ocorreu nos 14 anos da sua descoberta, reflexão, introspecção e finalmente aplicação social da filosofia espírita.

*http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/o-homem-do-futuro-1.html

Nenhum comentário: