segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parentes de sangue e afinidade espiritual

O ator Nelson Xavier e o médium Chico Xavier são parentes. Não me perguntem como, mas são. É um parentesco ao mesmo tempo distante , pelas laços de sangue, e também próximos, pelos , laços de afinidade espiritual. É um vínculo metafísico que a maioria de nós encarnados desconhece, mas que existe no mundo espiritual, organiza e direciona, lá e cá, as nossas relações sociais evolutivas.

A origem geográfica do sobrenome Xavier é reconhecidamente espanhol e católico, segundoconsta no blog Genealogias: “de origem navarra, que corresponde ao topónimo Javier, de onde era originário São Francisco Xavier”. No Brasil ganhou um significado especial , por ter sido o sobrenome do médium espírita mais famoso e querido do país.

Mas Chico Xavier tem um traço fisionômico muito comum entre os Xavier brasileiros: uma cor parda que revela a longa mistura de raças na qual persistiu e predominou um gene comum (não sei qual de qual delas) e que dá aos descendentes essa aparência de homens magros e de fala mansa que os caracteriza. Eles devem ser parentes de uma família antiga da região de Minas próxima da Bahia. Conheci muitos desses tipos no interior de São Paulo, de família muito próxima (os Xavier Duque) todos caboclos migrados dessa vasta região do Rio São Francisco e que se instalaram nas margens o rio Paraná para exercer suas antigas vocações ribeirinhas. A semelhança física e o sobrenome entre todos eles não poder ser apenas uma obra do acaso.

É possível que o Tiradentes, cuja aparência mitológica construída ao sabor das ideologias políticas, tenha sido um mulato desse tipo Xavier do qual estamos falando e não esse herói visual,militar ou santo, cuja imagem não bate com a sua origem humilde e socialmente bem distante dos seus parceiros que se livraram da pena de morte. Arrisco dizer que esse filho adotivo de Chico Xavier , chamado Eurípedes, também tem esses traços fisionômicos e que a sua aproximação afetiva e circunstancial com o médium também não foi obra do acaso. Quando li essa reportageme entrevista de Nelson Xavier falando da sua semelhança mais profunda com Chico Xavier,apenas confirmei uma antiga desconfiança de que essa aproximação artística não foi mera coincidência.

“No papel de si”, para nós, significa exatamente isso: uma afinidade de família espiritual, a mesma que regula as reencarnações pelo princípio da atração espiritual e ao mesmo tempo genética.




André Xavier e Eurípedes, respectivamente irmão e filho adotivo de Chico, sendo observados pelo documentarista Oceano Vieira de Melo.

Nenhum comentário: