quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Quem foi verdadeiro André Luiz?

Desenho de André Luiz, a partir de um relato de clarividência, e os médicos que já foram apontados como a verdadeira identidade do repórter de Nosso Lar : Carlos Chagas, Miguel Couto, Oswaldo Cruz e Faustino Esposel.



Luciano dos Anjos, jornalista, antigo assessor da FEB, fez uma curiosa pesquisa e síntese sobre a verdadeira identidade do Espírito André Luiz, o célebre autor da série de livros sobre a vida na colônia espiritual Nosso Lar, psicografada por Chico Xavier.

Nenhum autor descreveu com tantos detalhes e especificidades a experiência do mundo espiritual quanto André Luiz, fato que desencadeou a produção de inúmeros relatos semelhantes à sua abordagem. A série é considerada um clássico do Espiritismo e, segundo Herculano Pires, em momento algum a obra entrou em contradição doutrinária com os livros fundamentais publicados por Alan Kardec. André Luiz foi, até agora, o melhor ilustrador da Codificação. Tudo que veio antes e depois dele, ou foi incompleto, ou então recebeu sua influência no estilo e na forma.

Só que André Luiz foi um nome fictício, adotado pelo próprio Espírito para proteger sua identidade, a do médico carioca desencarndo, escolhido e supervisionado por Emmanuel ( o mentor de Chico) para executar a tarefa literária inédita e delicada. Para Luciano dos Anjos esse médico era Faustino Esposel, tese que procura desfazer todas as outras hipóteses e tentativas de identificar o famoso repórter de Nosso Lar.

Polêmicas à parte, independendente da veracidade ou não dos fatos, pois são hipóteses, o trabalho de Luciano dos Anjos merece ser lido e divulgado, como fonte documental e cultura histórica do Espiritismo.

Luciano é figura conhecida no meio doutrinário, autor de vários livros e célebre polemista sobre o roustenismo no movimento espírita. Foi alvo de pesquisa de regressão com Hermínio C. Miranda, que o reconheceu como reencarnação de Camille Desmoulins, ativista liberal arqui-inimigo de Luiz de XVI durante a Revolução Francesa.



Faustino Esposel

“Sessenta anos após o surgimento de Nosso Lar, primeiro livro da série André Luiz, podemos saber sua verdadeira identidade, após longa pesquisa elaborada pelo jornnalista Luciano dos Anjos, a partir da década de 60. André Luiz é o renomado neurologista Faustino Esposel.

Faustino Monteiro Esposel nasceu em 10.8.1888, na rua dos Araújos nº 10, bairro do Engenho Velho, cidade do Rio de Janeiro. Desencarnou na mesma cidade, às 17 horas de 16.9.1931, residindo então na rua Martins Ferreira nº 23, no bairro nobre de Botafogo. Era filho de João Paiva dos Anjos Esposel e de Maria Joaquina Monteiro (filha reconhecida, ou seja, não registrada oficialmente). Tinha cinco irmãos: Oscar, Noêmia, Mário, Adolfo e Carlos. Eram seus avós paternos: José Maria dos Anjos Esposel e Margarida Maria; e avós maternos: Isidro Borges Monteiro e Paulina Luísa de Jesus.

Faustino Esposel casou com Odette Portugal Esposel, conhecida por Detinha, nascida em 6.6.1900 e desencarnada em 5.2.1978. Era professor substituto da seção de neurologia e psiquiatria da Faculdade de Medicina, catedrático de neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina. Foi ainda chefe do serviço da Policlínica de Botafogo e do Sanatório de Botafogo e médico da Associação dos Empregados do Comércio. E era também sanitarista, portador por concurso do título de docente de higiene da Escola Normal do Rio de Janeiro, na qual foi continuamente encarregado de cursos complementares. Fez os estudos primários na Escola Alemã, conhecia profundamente o idioma germânico, cursou durante alguns anos o externato Mosteiro de São Bento. Formou-se em 1910 em farmácia e em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu tese sobre "Arteriosclerose cerebral", em que recebeu a nota de distinção. Entusiasta dos esportes e da educação física, Faustino Esposel foi presidente do Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro.

ANDRÉ LUIZ

Em 19.5.04, distribuí texto pela internet sobre o espírito André Luiz, mostrando-lhe os olhos e informando que o médium Waldo Vieira identificara para um amigo dele (e meu) quem era realmente o famoso médico carioca. Naquele texto, voltei a explicar que, no início da década de 70, após extenuante pesquisa com 286 médicos desencarnados de 1926 a 1936 (68 foram categoricamente de doenças ou cirurgias gastro-intestinais), eu houvera chegado ao verdadeiro nome, que nada tem a ver com Carlos Chagas, Miguel Couto, Osvaldo Cruz ou Francisco de Castro, os mais citados. O médium Francisco Cândido Xavier me confirmara o nome, mas considerou que a identidade deveria ser mantida em segredo.

Durante minhas pesquisas aconteceu o menos esperado: a família soube dos meus passos e me procurou. Percebi então que o Chico tinha razão quanto a sermos cautelosos e disse àqueles familiares - que já sabiam de tudo - que, de minha parte, o público ainda nada saberia. Guardei esse segredo até a recente distribuição do texto pela internet, quando divulguei junto os olhos de André Luiz, receoso de que a revelação do Waldo se espalhasse sem mais controle. Agora porém tudo mudou e não vejo mais motivo para qualquer reserva. Pretendo contar tudo e até publicar minha pesquisa em livro, pois não sei quem conheça mais detalhes dessa história do que eu; não apenas em relação às ponderações do Chico, mas também relativamente à conversa que tive com a família de André Luiz”.

Mais detalhes dessa pesquisa no site:

http://www.grupodosoito.com.br/subpaginas/faustino.htm


À titulo de comparação e antítese, recomendamos a leitura do artigo André Luis: Cruz ou Chagas ?, do pesquisador mineiro Jáder Sampaio. http://www.espirito.com.br/portal/artigos/geae/andre-luiz-cruz-ou-chagas.html
Para ele, continua valendo essa afirmação de Emmanuel: "Embalde os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção".

Nenhum comentário: