segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cachoeira continua sem respostas para os fenômenos



Os moradores do pequeno distrito de Cachoeira, em Itatira-Ceará, continuam sem respostas para os fenômenos ocorridos na escola local. Os fenômenos não cessaram, pelo contrário, surgem novos casos e ocorrem em diferentes lugares. Para evitar a publicidade e expor a comunidade na mídia, os moradores foram instruídos a evitar falar sobre o assunto. As alunas que entraram em transe estão proibidas de frequentar as aulas.
 
Trata-se de um caso típico de mediunidade que poderia ser esclarecido de forma instrutiva e equilibrada, mas quando entra em cena os questionamentos sobre as causas e efeitos dos acontecimentos, certamente ocorre uma forte reação a cultura dogmática e dos interesses religiosos tradicionais. Quando interessa tais fatos são divulgados como “milagrosos” , porém, quando se tornam inconvenientes, são interpretados como “eventos diabólicos”. Há também a interpretação “paranormal” e “psiquiátrica”, rotulando o fenômeno como “surto psicótico”. Mesmo com toda essa diversidade de leituras, a população continua sem respostas plausíveis e as vítimas em situação de sofrimento, agora agravada pelas ameaças e discriminação social. Elas foram encaminhadas e atendidas no hospital da cidade como se o problema fosse simplesmente de ordem médica. Como não houve nenhuma solução e também a persistência dos fenômenos, optou-se então pela lei do silêncio, como mostram diversas reportagens feitas por emissoras da região.
 
Lembrando de fatos semelhantes ocorridos em outras épocas, denominados por Conan Doyle de “invasão organizada”, é possível que Cachoeira venha ser alvo de uma ação mais ampla e que esses fenômenos sejam apenas eventos precursores de grandes manifestações psíquicas no futuro. Uma ex-professora lembrou que na década de 1980 houve uma onda de fenômenos semelhantes naquela região.
 
Comunidades onde acontecem tais fenômenos , de acordo com inúmeros relatos históricos, são escolhidas previamente pelo Plano Espiritual para a reencarnação e atuação de médiuns com missões e tarefas de grande impacto social. Isso ocorreu em Hydesville , nos EUA, em 1848, com a irmãs Fox e em diversas cidades da Europa nos anos que antecederam o movimento Espiritualista anglo-saxônico e a codificação do Espiritismo na França. Na mesma época no distrito de São João da Mata , na Bahia, foram registrados casos semelhantes. As regiões de Minas Gerais onde atuaram Eurípedes Barsanulfo, Maria Modesto Cravo, Chico Xavier e Zé Arigó também foram palco de intensos fenômenos precursores das atividades mediúnicas desses missionários. A presença de meninas da mesma faixa etária (entre 11 e 14 anos) também é histórica, pois estas são mais sensíveis e vulneráveis aos fenômenos. Além da irmãs Fox, lembramos que grande parte das informações obtidas por Allan Kardec para compor os livros da Codificação Espírita foram obtidas através do trabalho equilibrado em bem conduzido de três adolescentes: as irmãs Baudin e a menina Japhet, todas filhas de pais médiuns e educadas na tradição espiritualista cristã.
 
Apesar da presença predominante do catolicismo, o Ceará possui uma significativa trajetória histórica espírita iniciada pela família do Barão de Vasconcellos, mais tarde consagrada pelas atividades do médico Adolfo Bezerra de Menezes, na época radicado no Rio de Janeiro. O Dr. Bezerra, nascido em Riacho do Sangue, era conhecido como o Médico dos Pobres.


 

AJUDA DE TODOS
Diretora da escola defende ajuda de todas as fontes de conhecimento.
“O desespero gerado pela repetição do transe coletivo que vem atingindo, há cerca de um mês, alunos das escolas de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa e Estadual Nazaré Guerra - que funcionam no mesmo prédio, em Cachoeira, no Sertão Central do Ceará – levou a direção e o prefeito de Itatira, José Ferreira Matheus, a pedir ajuda a outras religiões. Sem entender o fenômeno, os moradores da cidade, de maioria católica, estão em pânico. A primeira tentativa de pôr fim ao sofrimento dos estudantes e de suas famílias foi sugerida por um padre, mais ainda não surtiu efeito.
 
- Procuramos um especialista (o padre José Élio Correia de Freitas, parapsicólogo) e ele nos orientou a fazer acompanhamento psicológico dos jovens. O trabalho começou na semana passada, mas os casos voltaram a ocorrer. Eu quero uma resposta. Se for para ir atrás dos espíritas, eu vou – afirma Maria Eliane Dias, diretora da Nazaré Guerra, escola cuja sede fica em Lagoa do Mato, mas que possui um anexo em Cachoeira para 159 alunos do ensino médio.
Maria Eliane colocou o telefone da escola sede ((88) 3436-3890) à disposição de especialistas que possam auxiliar os estudantes. Desde que os primeiros transes ocorreram, evangélicos e espíritas da cidade vizinha de Canindé estiveram em Cachoeira para oferecer ajuda. A diretora explica por que não aceitou a opinião de outros religiosos logo após os primeiros casos:
 
- Depois que o padre indicou o acompanhamento com psicólogos, não deixamos mais ninguém entrar para não misturar as estações, nem criar rumores. Se fizéssemos tudo paralelamente, ficaríamos sem saber o que tinha resolvido o problema. Os pastores queriam fazer um culto na escola, mas não queríamos aglomerar os alunos no pátio novamente. Um deles disse que ia expulsar o demônio das meninas no dia da missa, impôs as mãos sobre elas, mas não conseguiu.
Prefeito de Itatira, município ao qual Cachoeira pertence, José Ferreira Matheus presenciou o transe de 25 pessoas no pátio da escola, no dia 2 de junho. Ele também se diz receptivo a todo tipo de apoio.
 
- A gente aceita ajuda de igreja A ou B. Estamos procurando um filho de Nossa Senhora que nos ajude. Os alunos não querem mais ir à escola, que sempre foi bem estruturada. Isso é péssimo para o nosso município.
De acordo com o prefeito, um caso semelhante ao que vem acontecendo com os alunos já teria sido registrado, há cerca de 20 anos, no distrito de Lagoa do Mato.
 
- Ouvi falar só de uma pessoa, uma senhora que ficava com a voz diferente. Mas só acontecia na casa dela”.

Nenhum comentário: