terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Luciano e o verdadeiro André Luiz

Luciano dos Anjos nos enviou, como colher de chá adoçada em mel, parte do capítulo 6 ( As Comprovações) do seu livro “O Verdadeiro André Luiz”.

Trata-se do ítem 18 – O Papel da Mulher - que fala de Odete Portugal , esposa do Dr. Faustino Esposel, comparando-a com a esposa de André Luiz.

Na época a FEB fez algumas recomendações de cortes em vários assuntos que, segundo seus dirigentes, eram considerados polêmicos (feminismo, sexualidade e política) e que poderiam atrair propaganda negativa para a obra e também para o Espiritismo.

O assunto pesquisado por Luciano vem à tona num momento muito propício, não somente pelo estrondoso sucesso de Nosso Lar no cinema, mas principalmente por ser um divisor de águas nas discussões doutrinárias do movimento espírita. Como se sabe, até hoje a obra de André Luiz causa incômodo em alguns críticos que não aceitam essa abordagem como literatura fiel aos princípios kardecistas. Apesar de Herculano Pires – um dos principais defensores da ortodoxia espírita- ter afiançado que André Luiz seria totalmente compatível com as obras da Codificação, a narrativa ousada do médico carioca ainda atrai muitos contestadores das teses científicas expostas na série psicografada por Chico Xavier.

Nenhum comentário: