domingo, 5 de dezembro de 2010

'Não é preciso um Deus para criar o Universo', diz Hawking

Cientista britânico polemiza papel da religião na criação do universo em seu novo livro


Estadão - 13 de novembro de 2010

MADRI - Em seu mais recente livro, "The Grand Design" (O Grande Projeto, em tradução livre), o cientista britânico Stephen Hawking, afirma que "não é preciso um Deus para criar o Universo", pois o Big Bang seria "uma consequência" de leis da Física.

"O fato de que nosso Universo pareça milagrosamente ajustado em suas leis físicas, para que possa haver vida, não seria uma demonstração conclusiva de que foi criado por Deus com a intenção de que a vida exista, mas um resultado do acaso", explicou um dos tradutores da obra, o professor de Física da Matéria Condensada David Jou, da Universidade Autônoma de Barcelona.

Há 22 anos, em seu livro "Uma Nova História do Tempo", Hawking via na racionalidade das leis cósmicas uma "mente de Deus". O cientista inglês acredita agora que as próprias leis físicas produzem universos sem necessidade de que um Deus exterior a elas "ateie fogo" às equações e faça com que suas soluções matemáticas adquiram existência material.

Assim, aquela "mente que regia nosso mundo" se perde na distância dessa multiplicidade cósmica, segundo o tradutor. Hawking admite a existência das equações como fundamento da realidade, mas despreza se perguntar se tais equações poderiam ser obras de um Deus que as superasse e que transcendesse todos os universos.


EXTRA-TERRESTRES

Hawking afirma em um novo documentário intitulado “Into the Universe with Stephen Hawking” que formas de vida alienígena inteligente certamente existem, mas adverte que se comunicar com eles poderia ser “muito arriscado”.

“Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode evoluir para algo que não gostaríamos de encontrar”, disse Hawking.

“Imagino que possam existir em grandes naves … ter esgotado todos os recursos de seu planeta natal. Esses extraterrestres avançados poderiam ser nômades, buscando conquistar e colonizar planetas em busca de alimentos para suas populações e/ou matéria prima para suas naves.”
O cientista de 68 anos, disse que a visita de extraterrestres à Terra poderia ser como Cristóvão Colombo chegando nas Américas “, que determinou o fim das civilizações nativas.”


Nenhum comentário: